Quero trabalhar numa agência estratégica. E, agora?

Se você já se fez esta pergunta, então, é o momento de refletir sobre quais são as habilidades e conhecimentos que precisa conquistar para alcançar seu objetivo. Trabalhar numa agência estratégica é, acima de tudo, aprofundar o conhecimento sobre o negócio do cliente.

Aqui na Adequá, pensamos a Comunicação deste jeito e com ampla visão sistêmica. Por isso, buscamos aprofundamento nos negócios de nossos clientes para ter uma entrega com assertividade. Nossa equipe é formada por profissionais que pensam a Comunicação de forma integrada, por isso, contamos com publicitários, jornalistas e relações-públicas para encarar os desafios de nossos clientes.

Mas, qual é a área certa pra mim?

Escolher em qual área deseja trabalhar está diretamente ligado ao seu perfil, por isso, é importante compreender suas aptidões.

Lembre-se: na Comunicação, não existe uma regra ou um manual para ter sucesso.

Pensando nisso, pretendemos dar algumas dicas de como se dar bem, ou fazer o máximo para que isso aconteça. 😉

 

Informação é poder

Sermos exploradores, curiosos e questionadores é fundamental. Por isso, é importante que essas sejam palavras-chaves presentes no dia a dia dos profissionais de agência. Mas, para chegar tudo redondinho para o time, temos duas funções que são primordiais nas agências: o atendimento e o planejamento.

Essas duas funções são vitais, pois ajudam a:

a) Coletar informações;

b) Organizar e sistematizar as informações;

c) Planejar para que todos os detalhes saiam perfeitos;

d) Entregar uma base para a criação desenvolver peças e campanhas que realmente façam sentido e gerem resultados positivos para os clientes.

 

Já os atendimentos

Os profissionais são a conexão entre a agência e o cliente. Sua função é extremamente importante, pois graças à sua atuação, a equipe recebe todas as informações para criar e atuar estrategicamente para o desenvolvimento de campanhas e trabalhos pontuais. Por isso, quem deseja trabalhar nesta área, deve ter:

  • Ampla visão sistêmica do negócio do cliente;
  • Dominar todos os assuntos relacionados aos trabalhos, tanto para passar informações ao cliente quanto para tirar dúvidas que surjam durante o processo de criação.

 

Para os futuros planejadores

Por mais óbvio que pareça, sua principal função é planejar. Uma campanha, uma estratégia ou até mesmo um evento que esteja diretamente relacionado aos objetivos do cliente.

Passo a passo:

  • Conheça o contexto do cliente e suas especificidades, para que assim identifique as melhores soluções;
  • Pesquise muito antes de sair fazendo, seja mais estratégico e menos tarefeiro.

Lembre-se de ter sempre uma rotina de trabalho bem organizada.

 

A Criação

É o núcleo criativo da agência, onde encontramos a equipe tangibilizando as informações fornecidas pelas áreas acima. Aqui, as pesquisas, brainstorms e referências são a essência dos profissionais. Além disso, o estudo e a prática aprimoram as habilidades e capacidades do trabalho, então, dedique-se.

Conheça algumas dicas para manter a sua criatividade em ação:

 

Para os futuros diretores de arte e designers

1) Atente-se para os detalhes;

2) Seja muito observador;

3) Matenha-se sempre atualizado nas tendências.

Alguns cursos podem te ajudar a desenvolver o lado subjetivo e o lado prático, como a Escola de Criação da ESPM ou CUCA – Escola Criativa.

Lembre-se: a prática leva à perfeição. Pratique nos softwares, teste seus conhecimentos e experimente técnicas para atingir os melhores resultados.

 

Para os redatores

A arte de encantar os leitores é a função dos redatores. Encontram a melhor linguagem e forma para comunicar e informar com maestria.

Confira algumas dicas:

1) Leia muito!

Existem diferentes técnicas e dicas, mas uma é unanimidade entre todas, e talvez seja a mais simples de todas: leia. Sim, parece estranho, mas, antes de começar a escrever, você deve ler muito, ler tudo, de livros a revistas em quadrinhos.

2) Tenha repertório

O mais importante na redação é o repertório, isto é, a habilidade de poder escrever sobre diversos assuntos com naturalidade.

3) Quantidade = qualidade

Em redação quantidade = qualidade, escreva, escreva e, quando achar suficiente, faça mais uma versão. É assim que você elimina as ideias mais óbvias da sua cabeça e deixa espaço para as grandes ideias surgirem.

 

Mais uma dica preciosa de leitura: um livro guia para a publicidade com estratégias, ideias criativas e campanha para você se inspirar.

 

Por fim, atente-se, pois o perfil mais buscado pelas agências, atualmente, é de um profissional multidisciplinar, que possa entender e entregar soluções diferenciadas para os clientes. Então, aventure-se e vivencie tudo que uma empresa de Comunicação Estratégica possa te oferecer.

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